Curiosidades

Curiosidades

Há muitas palavras que causam curiosidade no mundo imobiliário e aqui você tira possíveis dúvidas. As informações aqui contidas são para o seu divertimento e informação. E aqui estão para facilitar sua pesquisa:

Reiki

O Sistema Reiki de Envidraçamento Panorâmico é capaz de adequar-se a diversas formas geométricas sem a utilização de esquadrias ou vidros sobrepostos possibilitando a abertura total ou parcial dos vidros por descortinamento lateral, facilitando a limpeza e permitindo a amplitude dos ambientes integrados, valorizando ainda mais o imóvel, com a mais absoluta segurança.

Casa geminada

 (lat. "gemini", gêmeos) é a construção de duas ou mais casas ligadas umas as outras, que dividem proporcionalmente o lote de acordo com a quantidade de unidades. É um tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma à outra. Geralmente, estas unidades formam um condomínio.

Deck é:
 Palavra inglesa que designa o convés dos navios. Plataformas feitas com tábuas para circundar piscinas ou espelhos d’água.

O que é um Deck Molhado?

É uma área rasa dentro de uma piscina geralmente próxima a uma das bordas e dotada de espreguiçadeiras de onde se pode desfrutar do sol e ao mesmo tempo ter a água ao alcance das mãos.
É mais comum ser encontrada nas piscinas de hotéis e condomínios de luxo.

Varanda Gourmet

Quando você pensa em comprar um imóvel, o que olha primeiro?  Muitas pessoas podem responder que preferem uma cozinha grande, um quarto com banheiro ou uma sala ampla. Nos últimos tempos isso vem mudando, a preferência pela varanda gourmet virou uma tendência entre os compradores e as imobiliárias já perceberam isso, tanto que a maioria dos apartamentos recém lançados sempre possuem uma ampla varanda para as pessoas decorarem como um espaço para churrascos, receber os amigos e jogar conversa fora.
Uma varanda gourmet tem inúmeras utilidades, além de interagir com suas visitas, em dias ensolarados, em vez de realizar suas refeições em uma sala abafada, pode sair e aproveitar sua varanda. Principalmente para quem vive em grandes cidades e que geralmente são escravos do tempo, ter um espaço para relaxar é essencial.
Não pense que a varanda gourmet é apenas um espaço com uma churrasqueira, esse lugar deve receber uma atenção especial, assim como a cozinha, o quarto ou o banheiro. Ela é uma extensão da casa e geralmente conta com utensílios  básicos como uma bancada para as refeições, forno e bar, mas nesse ambiente, o que conta é a criatividade, muitas pessoas investem em equipamentos mais sofisticados como cooler elétrico, frigobar, cooktops, fornos de pizza e grill, o que vale é você se sentir bem.
Os fogões de mesa ou cooktops são a nova tendência da cozinha moderna. E estão disponíveis na tradicional versão a gás ou com o moderno sistema por indução, no qual o calor é gerado por correntes eletromagnéticas acionadas automaticamente pelo contato com panelas de metal.
 Gourmets que valorizam conforto, bem-estar e agradáveis reuniões de amigos ou familiares contam agora com novidades para decorar o ambiente e facilitar a culinária

Já pensou em ter uma parede vazada na sua casa?
Ela integra os ambientes; arquitetos considerem esse tipo de projeto uma tendência

A arquitetura moderna vem trazendo novidades para aqueles que gostam de mudar ambientes sem perder muito espaço. Mais que isso: ela vem integrando esses espaços de modo que eles se relacionem entre si. Essa é a ideia da parede vazada: ambientes mais contínuos que mantém certa ordem entre si.

O arquiteto formado pela Universidade Federal do Paraná Nelson Eugênio Silva definiu bem esse tipo de inovação. Segundo ele, hoje os imóveis estão cada vez menores, e as opções de design e arquitetura devem servir todos os diferentes tipos de projetos existentes. “Há uma ´desmaterialização´ das casas, com menos paredes e mais espaços multiusos ou flexíveis. Então, as paredes vazadas aparecem como uma forma de dar uma continuidade aos ambientes, além de se encaixar nas novas tendências da arquitetura, com espaços mais fluidos e contínuos”, comenta.
Além dessa comunicação, as paredes ajudam na ventilação e iluminação dos ambientes, e servem, ainda, como decoração. Elas podem também servir como bancada de apoio, prateleiras, e podem ser usadas no paisagismo de jardins, nas áreas de lazer, nos salões de festas e em churrasqueiras.

Por ser um elemento arquitetônico modernista dos anos 50, esse novo estilo de arquitetura dentro das casas e apartamentos aparece como tendência. “Nos dias de hoje a tendência é a integração dos espaços e um bom uso dos ambientes. Então, acredito que essa é uma opção que já vem sendo cada vez mais procurada, mas agora como uma releitura contemporânea com uso de novos desenhos e materiais”, comenta o arquiteto Carlos Gorges.

O investimento nesse tipo de projeto vai depender dos materiais utilizados. Segundo Carlos, podem ser usadas peças pré-moldadas de cimento, cerâmica, chapas de MDF, drywall, aço e alumínio fundido, por exemplo, e a variação é grande. “Pode chegar a R$ 1,60 por peça a mais de R$ 400 por peça, além da mão-de-obra”.

O que é MDF ?

MDF (Medium Density Fiberboard - Fibra de Média Densidade) é um produto ideal para a indústria de móveis, decoração, construção, indústria gráfica, automotiva, caixas de som, publicidade, stands, maquetes, etc.
Características
Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto, o MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Graças a sua resistência, estabilidade é possível obter-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos, molduras, rodapés, colunas, balaústres, divisórias, forros. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado. Proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira. O MDF é oferecido com as faces sem revestimento (in natura); com uma ou duas faces com revestimento melamínico (BP) ou finish foil (FF). O MDF é um produto desenvolvido especialmente para uso interior. O produto não deve ser exposto à ação da água nem em ambientes com umidade excessiva. O MDF sai da fábrica isento da presença de insetos, pois sua constituição forma uma barreira efetiva ao ataque da maioria de insetos furadores. Porém, sendo produto derivado da madeira, poderá ser atacado por eles. Nesses casos, é conveniente o tratamento preventivo do local e dos outros materiais onde o MDF será aplicado.

O que é Drywall? 

A palavra drywall significa na sua íntegra, “parede seca”, que por sua vez representa a idéia de construção a seco, isto porque dispensa os métodos convencionais de alvenaria na construção, onde a sujeira e lamaceiro estão sempre presentes. Por se tratar de uma palavra composta, deve ser escrita normalmente sem qualquer separação e ou hífen, sendo assim escreva corretamente, drywall.
O sistema de vedações em drywall se aplica normalmente no lado interno da obra, mas existe o drywall externo também, variando somente no tipo de estrutura, chapa e acabamento.

>>Placa de reboco ou dry wall é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. Esta tecnologia já é utilizada na Europa e nos Estados Unidos há mais de 100 anos e no Brasil este sistema veio ganhando espaço nos últimos anos em função da instalação em nosso país de três grandes fabricantes europeus do sistema: LAFARGE (francesa), PLACO (francesa) e KNAUF (alemã).
O sistema dry wall consiste numa edificação de paredes de gesso que são mais leves e com espessuras menores que as das paredes de alvenaria. São chapas fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão. Tais sistemas são usados somente em ambientes internos das edificações, para os fechamentos externos, o sistema deverá utilizar perfis de aço estruturais (steel frame) e chapas cimentícias (resistentes à ação de ventos e chuvas).
O método está sendo muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais. As paredes de gesso dry wall permitem instalações elétricas e hidráulicas através do sistema de fixação a polvora em tetos ou aparafusadas em perfis de aço galvanizado. Além disso, adaptam-se a qualquer estrutura, como aço, concreto ou madeira.
A montagem do sistema dry wall é fácil, com redução de prazo de entrega e, consequentemente, custos menores. Com o sistema, há um ganho de área útil que pode chegar a 4% e as paredes têm superfície lisa e precisa, diminuindo custos na preparação da superfície para a pintura.
Como as paredes são mais leves que o sistema de alvenaria tradicional, o sistema de parede de dry wall mais simples (W-111 que corresponde a uma linha de perfil e uma chapa de cada lado) pesa cerca de 25Kg contra 150 kg de uma parede de alvenaria, consegue-se com a utilização deste sistema uma redução no custo das fundações e estruturas da edificação.
As chapas de gesso devem ser produzidas de acordo com as seguintes Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR 14715:2001, NBR 14716:2001 e NBR 14717:2001.